Conceitos e Organização Social

quinta-feira, 9 de maio de 2013

 
Leo Kanner

Deficiência

Segundo o dicionário, encontram-se os seguintes significados para a palavra deficiência: 1. Falta, carência. 2. Insuficiência. Mas uma definição mais ampla encontra-se promulgada pelo Decreto n° 3.956/2001: "O termo "deficiência" significa uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social."

Autismo

A palavra autismo é oriunda da junção de duas palavras gregas: “autos” que significa “em si mesmo” e “ismo” que significa “voltado para”, ou seja, o termo autismo originalmente significava “voltado para si mesmo”. Foi introduzido na literatura psiquiátrica em 1906, por Plouller. Em 1911, Bleuler, psiquiatra suíço, difundiu o termo autismo para referir-se ao quadro de esquizofrenia. Ele a definiu como sendo uma “fuga da realidade”. Mas as primeiras descrições sobre o autismo, tal como é visto hoje, surgiram no ano de 1943 através de estudos e publicações de Leo Kanner.

O autismo é uma deficiência enquadrada nos transtornos globais do desenvolvimento e de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. São alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

As causas para o autismo ainda são desconhecidas apesar de haver vários estudos e pesquisas na busca das mesmas. A maioria das crianças começa a mostrar sintomas de autismo entre 18 a 24 meses e os meninos são mais afetados pelo autismo do que as meninas, numa proporção de uma menina para 4 meninos.

Características encontradas em uma pessoa com autismo:

 - Evitam contato visual
 - Cheira ou lambe os brinquedos
 - Ecolalia (repetição de palavras ou frases)
 - Preferência em estar só
 - Demonstra desigualdade em habilidades motoras
 - Dependência de rotinas e resistência à mudança
 - Não responde à ordens verbais
 - Incapacidade de estabelecer interações sociais
 - Recusa em ouvir
 - Fazem movimentos repetitivos
 - Resiste ao aprendizado
 - Não demonstra medo de perigo
 - Apresenta certos gestos imotivados
 - Pode ser agressivo e destrutivo

O autismo não tem cura, mas existe uma melhora significativa com o tratamento. Não existe um tratamento único ou específico por isso ele pode ser realizado através de estimulação sensorial, modificação do comportamento, educação, tratamento à base de medicação, dietas, suplementos alimentares.

Exemplos de tratamento: TEACCH - Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Distúrbios Correlatos da Comunicação, ABA - Análise Aplicada do Comportamento, PECS - Sistema de Comunicação através da Troca de Figuras.


Critérios para o diagnóstico de autismo:

Existem vários sistemas diagnósticos utilizados para a classificação do autismo. Os mais comuns são a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde, ou CID-10, em sua décima versão, e o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Academia Americana de Psiquiatria, ou DSM-IV. Há crianças diagnosticadas como autistas que através de tratamentos adequados conseguem ter independência e, de certa forma, ter uma vida normal como qualquer pessoa.

Instituições que desenvolvem trabalho com pessoas autistas:

Existem diversas instituições no Brasil que prestam apoio às pessoas portadoras de autismo, como por exemplo a FADA – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista, a ABRA – Associação Brasileira de Autismo e a AUMA – Associação dos Amigos da Criança Autista, mas neste trabalho apresentaremos somente as duas instituições que estão localizadas em Joinville, SC:

AMA – Associação de Amigos Autistas

É uma instituição beneficente e sem fins lucrativos fundada em 1983 por pais de crianças autistas, em São Paulo. Foi a primeira instituição a fornecer atendimento especializado. Atualmente é reconhecida como uma instituição de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais

É uma associação civil, filantrópica, assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo, de pesquisa e desportivo, sem fins lucrativos, fundada em 1968 por um grupo de pais de crianças portadoras de deficiência, com a finalidade de dar tratamento de habilitação e reabilitação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O assunto é... HISTÓRIA! © 2012-2019 | Todos os direitos reservados